Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Zelo dos pais para com os filhos


Zelo dos pais para com os filhos

                             Zelar é o mesmo que cuidar




É dever do casal zelar por seus filhos em todas as áreas de suas vidas.
O namoro é um dos pontos fundamental em que os pais devem zelar. Eles devem falar aos filhos, sobre namoro, antes que os mesmos comecem a namorar, porque quando começarem a namorar esteja bem alicerçado e sabendo o que é, e para que serve o namoro.
O namoro é um prenúncio para o noivado e o noivado para um belo matrimônio.
Quando o apóstolo São Paulo escreveu dizendo, que, nós deveríamos criar nossos filhos na doutrina e admoestação do Senhor é para que eles cresçam submissos e com temor a palavra de Deus, e isso quem têm que fazer são os pais.
Os pais que zelam pelos filhos, jamais aceitariam que seus filhos namorassem as jovens sem compromisso com a igreja e com Deus.
Os pais devem orientar a moça como deve se comportar e como vai namorar.
O apóstolo Paulo se expressa para Timóteo da seguinte forma: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza I Tm 4.12.
O pai e a mãe devem orientar a moça, que o namoro de um casal cristão deve ser puro, ou na pureza, como disse o apóstolo São Paulo.
Os líderes familiares não devem ameaçar a filha a respeito da forma de como vai namorar, porém para que isso não venha acontecer, eles orientam ajudando na santificação, por exemplo: os pais passarão para a filha que, ela não deve aceitar que suas partes sensuais sejam tocadas, há não ser após o casamento, porque antes do casamento é impureza e isso é uma porta aberta para a fornicação.
Para o mundo a virgindade de uma moça hoje, não tem tanto valor, porém para o cristão é de grande valor.
Quando falo de virgindade, não falo de guardar o hímen (membrana localizada na entrada da vagina), mas de toda impureza. Porque uma moça pode guardar seu selo, e ser impura praticando outras formas de sexo.
Os pais que zelam pelos filhos, de vez em quando conversar com os filhos, de como está indo o namoro. Infelizmente há muitos pais que são desligados, e em nenhum momento procuram conversar com os filhos a respeito do namoro.
O caráter dos filhos não está no caráter dos pais, porém os pais são autores principais de um namoro sadio (isto é, se os pais derem amor e for amigo dos filhos conquistando a amizade dos mesmos).
No mundo evoluído e pós-moderno que vivemos alguns pais aceitam certa forma de namoro, Vejamos:
- O namorado sai da casa da namorada altas horas.
- Existem aqueles que dormem na casa da namorada no mesmo quarto.
- Existem aqueles que ficam trancados no quarto com a namorada.
- A namorada às vezes dorme na casa do namorado.
- Viajam a sós.
Ora, esse tipo de namoro fica para o mundo e não para o cristão, mas ainda há alguns libertinos dentro da casa de Deus, que diz que pode e que isso é normal, já a Palavra de Deus diz e mostra diferente.
A bíblia diz: Abstende-vos de toda a aparência do mal. I Ts 5.22.
Quando o apóstolo São Paulo expressou essa passagem bíblica, ele não só estava tratando de algo que venhamos a fazer, e o que alguém venha nos julgar, mas também de dar vazão a carne para pecar. O casal de namorados que se comporta dessa forma (isto é, os itens que escrevi anteriormente) é o mesmo que andar por cima das brasas, com toda certeza, vai se queimar, igualmente é o casal que assim procede, eles se abrasarão de tal forma que chega ao ponto de não suportar, porque estão muito ligados e dá lugar a fornicação (isto é, praticando sexo antes do casamento).
Às vezes o casal jovem comete o delito, e vão ao casamento com o peso de culpa pelo pecado cometido; o interessante não é o peso da culpa, mas a justiça do Senhor pelo pecado. Deus é tão misericordioso que não risca o nosso nome do livro da vida, mas nos corrige porque ele é justo. Então, é dever dos pais ensinarem as ordenanças do Senhor.

B- Os pais devem educar o filho a respeito do namoro:

Há pais que faz pressão à filha a respeito do namoro, e deixa o filho à vontade sem nenhuma educação ao namoro, eu penso diferente; assim como eu zelo por um, devo zelar pelo outro, porque assim como eu não quero, uma filha minha namorando indecentemente, o filho da mesma forma.
O pai deve ensinar e orientar o filho, quando for namorar que ele observe esse comportamento da moça, para que não venha se atrapalhar com a mesma. E mais, além de olhar o comportamento da moça, ele deve orar ao Senhor, para que venha tomar a frente de sua escolha.

C- Vejamos o que diz a bíblia a respeito dos pais para com os filhos:

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé é pior do que o infiel I Tm 5.8.
Quando o apóstolo Paulo escreveu inspirado pelo Espírito Santo dizendo que: “se alguém não cuidasse dos seus”, esse cuidado é em todas as áreas que abrange os parentes e em especial a família, e quando fala em cuidado abrange também o zelo dos pais em educar o filho no namoro, que assim o faça.

D- Vejamos alguns pontos que os pais podem orientar os filhos no namoro:

- Não sair tarde da casa da namorada.
- Não acariciar as partes sexuais da namorada.
- Não dormir na casa da namorada e se vir dormir por motivo superior, não dormir no mesmo quarto.
- Não viajar a sós com a namorada.
- Não se encontrar em becos escuros.
- Não se abraçar encostados em muros e postes.
- Não ficar a sóis trancados no quarto.
Esses foram alguns dos pontos abordados que é de grande importância em que os pais devem orientar seus filhos.
Os pais devem conscientizar seus filhos, apesar de que eles não são obrigados a submeterem-se as orientações dos mesmos, mas os filhos têm que entender que é dever dos pais educa-los e que devem estar debaixo da pureza, porque é mandamento do Senhor.

E- Vejamos um grande testemunho de um casal de jovens namorados– noivos:

A bíblia não fala muito sobre namoro, porém ela nos traz uma história de um casal que foi grande exemplo para todos e em especial para os cristãos. Esse casal foi José e Maria.
A bíblia expressa da seguinte forma: Uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria Lc 1.27.
Provavelmente, o casal jovem já começava pelo noivado, porque em tempos antes destes, o casal ao se conhecer ou não, logo ia ao casamento, exemplo: Isaque.
Ao trazer a história desse casal, a minha preocupação era tratar da pureza de ambos. Quando Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo, José sendo justo não aceitou a princípio a sua gravidez, porque ele não tinha se aproximado sexualmente dela, e de repente ela apareceu grávida, é bem verdade que qualquer um faria o mesmo.
José só deixou Maria por que ele achava que ela o tinha traído não sabendo ele que era obra do Espírito Santo de Deus. Estando José dormindo Deus envia o anjo para falar-lhe a respeito da gravidez de Maria, e quando o anjo entregou o recado de Deus, José se levantou assustado e recebeu Maria e logo casaram, mas só a conheceu sexualmente depois que Cristo nasceu. Vimos a pureza desse casal, foram até ao casamento sem transgredir os mandamentos do Senhor, provavelmente foram educados pelos pais a observar as leis de Deus.
Eu não tive a graça que meus filhos têm hoje, porque meus pais não eram cristãos, para ensinar-me o que hoje eu ensino para eles.
Não custa nada os pais sentarem com seus filhos reunidos para tratarem de assuntos e o namoro deve ser um deles, se a reunião não trouxer grande proveito, uma coisa eu tenho certeza, que prejuízo não trará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário