Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Evitando Acidente Doméstico

Evitando Acidente Doméstico

                            Vigilância dos pais ao que diz respeito aos acidentes domésticos



Acidentes:

Os acidentes domésticos estão sempre presentes na vida familiar, porém os que podemos evitar que assim seja.
Quando os pais (em especiais às mães) não botam em sua receita de cuidados a respeito de acidentes, os transtornos virão de forma perturbadora. Eu seria hipócrita ao afirmar que se os pais forem vigilantes, concernente a isso, os acidentes não existirão, não é isso que estou afirmando, mas se formos vigilantes teremos um bom resultado. Podemos estar atentos em alguns pontos, vejamos.

Medicamentos:

Todos os medicamentos vêm escritos a seguinte frase. “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças”. Com isso eu acrescentaria mais alguma coisa. Não só fora do alcance das crianças, mas também fora do alcance de pessoas com deficiência mental.
O número de acidentes com medicamentos tem aumentado nesses últimos dias de forma alarmante, 90% dos acidentes ocorrido na maioria das vezes os culpados são os pais. Esses acidentes sempre acontecem com crianças de 1 a 4 anos. Se os pais vigiarem os acidentes desse tipo diminuirá 95%. Os medicamentos deverão estar distantes e bem guardados fora do alcance das crianças e de pessoas com deficiência mental.
Pessoas com deficiência mental às vezes torna-se mais preocupantes que crianças sadias.
Alguns meses, antes, de escrever esta maravilhosa obra, minha filha de três aninhos, bebeu um resto de remédio (sulfato ferroso), glória a Deus porque era pouco, daí com essa ação nos inspirou a escrever sobre acidentes domésticos. Alguns dos acidentes têm sua gravidade razoável, complicada e às vezes fatal.

v Produtos de limpeza:

É outro fator muito importante que as mães devem estar atentas no tocante aos acidentes domésticos, são os produtos de limpeza. A vigilância não só deve ser para os acidentes, mas por causa do desperdício dos produtos (as crianças não medem distância para gastar qualquer produto).
Era de costume aquela criança ver o pai ingerindo bebida alcoólica, o pai sempre deixava a garrafa de bebida por traz do pote no chão (pote é um vaso de barro ou jarra de colocar água). Certo dia aquela criança aproximou-se daquela garrafa para beber, porém a garrafa de bebida estava vazia e próximo a garrafa de cachaça tinha uma garrafa semelhante à outra, e nela continha querosene, a criança inocente bebeu o produto, e antes de beber o produto todo, a criança começou a passar mal, a mãe ao ver o filho passar mal se perturbou aos gritos e as pessoas levaram a criança para o hospital. Glória a Deus a criança não morreu, mas quase foi fatal.  Não devemos guardar somente o querosene, mas todos os produtos de limpeza, deixando longe do alcance das crianças.
Da mesma forma pode acontecer com qualquer um de nossos filhos, se não vigiarmos.
Os produtos de limpeza são: água sanitária, desinfetante, amaciante, querosene, sabão em pó e etc.
Todos esses produtos são perigosos se uma criança ingerir.

v Álcool:

Esse é um dos produtos mais conhecidos que tem conturbado alguns pais e torturado algumas crianças, não é proibido o uso, e até recomendável tê-lo em casa, porém os pais devem ser vigilantes com filhos no que concerne ao produto. O álcool em líquido não foi substituído totalmente pelo gelatinoso. Sabemos que existem os dois tipos, vejamos:

·        Líquido:

Álcool Etílico vendido em farmácia e supermercado e álcool combustível para automóvel vendido em posto de combustível.

·        Gelatinoso:

Álcool etílico em forma de pasta vendida em farmácia e supermercado. Ambos são perigosos, porém o líquido é muito mais.
Certa senhora estava preparando o fogo numa churrasqueira, para assar carne, quando o fogo estava aceso, seu filho de quatro aninhos pegou a garrafa de álcool que ela deixou próximo da churrasqueira. Ele começou a lançar álcool sobre o fogo, quando o álcool batia no fogo, ele por ser inocente achava bonito as chamas subirem, só que por infelicidade da mãe e do garoto, ele ficou muito perto do fogo, e quando ele novamente atirou o álcool o fogo veio por cima dele, a mãe sem esperar ouviu os gritos, ela corre e ver o filho em chamas, com muita luta conseguiu apagar o fogo, às pressas levaram-no para o hospital. Glória a Deus! A criança escapou, porém as cicatrizes ficaram por testemunho e lembrança daquele terrível dia.
É se a mãe tivesse vigiado aquela tragédia não teria acontecido, isso sem falar que crianças já colocaram fogo em casa por causa do álcool, ele é inflamável qualquer faixa o fogo está feito.

v Faca ou facão:

Essas ferramentas são bem usadas e muito úteis na vida diária de uma dona de casa, mas elas muitas das vezes na mão de uma criança elas se tornam maléficas (a arma branca). A mãe deve está atenta a esses objetos. Essas ferramentas não estando bem guardada é um perigo nas mãos de uma criança.
Quando inda adolescente, lembro-me quando um garotinho, sobrinho de um colega meu, estava com um facão daqueles que é especial para cortar cana de açúcar, ele estava descascando um coco, sem menos esperar, ele fere-se cortando um dos seus dedos, o corte foi tão grande que o dedo ficou pendurado pela pele. Se a mãe vigiasse guardando aquela ferramenta, longe do alcance da criança, poderia ter evitado aquela tragédia.
Uma criança com uma faca ou serra de pão, ela pode se ferir ou ferir alguém, porque existem casos que crianças feriram outras na sua inocência.

v Fogão e gás de cozinha (bujão):

O fogão é um eletrodoméstico muito importante, consequentemente o bujão. O número de acidentes ocorrido com fogão e gás de cozinha nos últimos dias é tão expressivo, porém toda vigilância é pouco.
Muitas crianças já foram hospitalizadas porque sofreram grave acidente em fogões e outros estão na sepultura e isso muitas vezes é a falta de vigilância dos pais, em especiais às mães. O perigo não só estar num vazamento de gás no bujão, mas nos alimentos cozidos. Com tudo isso que narramos, não estou afirmando que os filhos não sofrem acidentes domésticos, mas só se os pais vigiarem, os acidentes domésticos diminuíram de forma gloriosa.
Meus filhos foram educados e conscientizados bem cedo com relação ao perigo no fogão, e pela misericórdia do Senhor até o dia de hoje nenhum sofreram acidentes. E tudo isso ficará na memória de ambos para ensinarem a seus filhos.

·        Orientação precisa:

- Quando estiver cozinhando qualquer coisa não deixe os filhos próximos.
- Se pedirem a algum filho para colocar alguma coisa no fogo, oriente-o para que ele venha fazer de forma correta para que os acidentes sejam evitados.
- Se perceber algum vazamento de gás, providencie o mais rápido possível o conserto, para que não venha acontecer uma tragédia.
- Se possível faça-os ficar um pouco temeroso a fogo e as panelas com cozimentos quentes.Ora, se as pessoas maiores por vacilarem se queimam quanto mais às crianças.
Querida mamãe seja vigilante também nessa área, cuidando dos filhos.

v Eletricidade:

A energia elétrica e de suma importância na vida da humanidade, mas às vezes ela se torna uma tragédia para a humanidade ou para pessoa individual.
No ano de 1982 em Natal capital do Rio Grande do Norte, houve uma tragédia que envolvia a energia elétrica. Uma Kombi (perua) chocou num poste de alta tensão, o poste caiu e pessoas que passavam por perto do acidente eram arrastadas pela força da energia. Nesse dia morreram mais de duas dezenas de pessoas.
A energia elétrica não respeita ninguém nós que devemos tomar muito cuidado com ela.
As mães devem estar atentas, tendo em consideração, e educarem seus filhos sobre os choques elétricos. Sabemos que todo cuidado é pouco, mas serão bem aventurados. Quantas pessoas que morreram por choques elétricos e entre os tais, crianças.

Vejamos alguns pontos que as mães devem vigiar:

- Trocar ou consertar algum cabo de algum eletrodoméstico.
- Ao construírem ou reformarem casas não deixem as tomadas de recebimentos baixas.
- É bom evitar que as crianças coloquem os plugues maiores nas tomadas e recebimentos.
- Se a geladeira está passando corrente elétrica, desligue-a e chame um técnico.
- Não é conveniente que coloque arame para estender roupas, porque algumas pessoas morrem porque com um tempo algum fio descascado cai sobre o arame.
Recentemente fui sabedor, de que uma adolescente de 16 anos, morreu eletrocutada, quando foi estender uma toalha em um varal de arame no quintal de sua casa. Ela tinha saído do banho tanto o corpo da jovem como a toalha estavam molhados, o que levou o aumento do choque.
Poderia se falar mais sobre os cuidados com a energia elétrica, porém o que escrevi é o suficiente para prevenir sobre alguns acidentes. Que Deus nos abençoe e nos guarde, e nos dê sabedoria para sermos vigilantes.

Veneno:

O veneno é um produto tóxico preparado com produtos químicos e sendo ingerido, certa quantidade, pode levar a pessoa a morte (em especiais as crianças). Os pais devem estar atentos a esses produtos que são de alta periculosidade nas mãos de uma criança (em especial as mães que passam o dia com as crianças em casa), mas se a mãe trabalha fora e o pai fica com as crianças a responsabilidade é do pai, porém se ambos trabalham, com quem as crianças ficarem os pais deve passar as orientações para a mesma deixando os cuidados com ela.

Observando alguns tipos de venenos que são usados na vida diária doméstica.

Raticida:

Veneno para matar ratos, eles vem em forma de pequenos biscoitos ou sementes, esse pequeno pacote nas mãos de uma criança pode ser fatal.

Creolina:

Produto tóxico, feito especialmente para desinfetar fossas, caixas de gorduras e também se usa no banheiro para desinfetar. Esse produto é tão forte que apenas cinco gotinhas no máximo, num copo de 100 ml com água, ela ficará branca semelhante ao leite, todo cuidado é pouco, não esqueça a maioria das crianças gostam de leite.

Inseticida:

Produto tóxico feito especialmente para matar insetos, perigosos ao ingerir ou sobre os olhos.
Deus nos guarde de tal coisa, mas se isso vier acontecer, não tome nenhuma decisão precipitada corra às pressas para o hospital mais próximo de sua casa; e em espírito peça para Deus a sua infinita misericórdia e bondade, e ele enviará o socorro.
Todos esses produtos devem está longe do alcance das crianças e de pessoas com deficiência mental.

Produtos Inflamáveis:

 Os produtos inflamáveis não são apenas perigosos por causa de incêndio, mas também porque são explosivos. Observemos alguns produtos inflamáveis: dissolvente Tinner, gasolina, álcool, cola fórmica e aguaras.
Esses produtos nas mãos de inocentes crianças é um perigo assombroso. Como o dissolvente e a gasolina e o álcool combustível são produtos que o pai está mais em contato, ele deve ser o mentor para guardar estes produtos bem guardados, e a mãe é a sentinela atenta para que os filhos não venham mexer.
A bíblia diz: O diabo vosso adversário anda bramando como leão buscando a quem possa tragar I Pe 5.8.

Explosivos Juninos:

 São pequenas bombinhas que são feitas principalmente no período de São João, por causa desses pequenos explosivos, algumas crianças ficaram gravemente feridas por falta de vigilância dos pais.
Não esquecendo que alguns pais gostam de caçar, e deixar a pólvora em lugares fáceis ao alcance das crianças, é bom salientar que essas bombinhas são feitas com pólvora.
Um colega na adolescência por nome Marco perdeu um olho ao tentar fazer uma bomba caseira; a filha de um amigo quase perdeu os cinco dedos da mão ao tentar explodir uma bombinha de São João.
Querida mamãe não deixe seus filhos brincarem com nenhum tipo de explosivo porque se assim fizer descansará em paz a sua alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário