Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Características de Um Bom Esposo

As características de um bom esposo:


     Todo esposo tem característica, seja ela boa ou má. Apesar de estarmos tratando de um esposo cristão e em especial “bondoso”. Algumas vezes vimos esposo não cristão tratar suas esposas com dignidade e bondade; porém há muitos esposos cristãos que desonra e maltrata sua esposa. Quando o cristão entra por esse caminho, ele está esquecendo de uma virtude do fruto do Espírito. Gl 5. 22 Mas o fruto do Espírito é ... a bondade...
     Não foi em vão que abordamos algumas características de um bom esposo.
     a) Amoroso:  
     O amor que um homem sente pela mulher e vice-versa é chamado por alguns comentaristas “Eros” que quer dizer: Conjunto das tendências sexuais e dos desejos delas resultantes Dic. Laurase Cultural.
     Esta foi a primeira característica abordada nesse segundo tópico, sendo derramada no cristão pelo Espírito Santo de Deus, sem ela às vezes torna-se leviano. Rm 5.5 e Hb 13.4
     Quantos casais não prosseguem com seu casamento até o fim de suas vidas. Alguns deles finalizam seu amor. Porém com o patriarca Abrão foi diferente. Sara tinha 127 anos quando morreu, mas Abraão provou seu amor quando lamentou com muitas lágrimas a morte de Sara. Gn 23.2. Quando falta amor de um para com outro podemos dizer que praticamente acabou o casamento. 
     Mesmo assim, esta característica deve ser conservada de forma preciosa porque ser amoroso é o núcleo do matrimônio. Mesmo amando um ao outro se encontra adversidade no relacionamento conjugal, é ai que o esposo mesmo amando sua esposa, tem que ter sabedoria e ser compreensivo para encará-las.
     O patriarca Abraão considerado amigo de Deus e amoroso para com Sara, passou um processo difícil no seu matrimonio. Gn 16. 1-8
     Desde o principio da criação, o diabo procurou destruir o matrimônio, ele vai procurando entrar de mansinho formando discórdia, desunião e brigas, até chegar ao ponto de não existir mais amor I Pe 5.8.
     Querido leitor procure amar sua esposa de maneira gloriosa, não se preocupe; esse mesmo assunto apresentaremos para as esposas. 

 b) Atencioso:
      Uma pessoa atenciosa é a mesma que: Revela cuidados, que demonstra solicitude; cortês. Assim deve os esposos proceder para com suas esposas. Existem aqueles que são bons esposos, mas esquece desta virtude, virtude esta que elas gostam quando vêem em seus esposos.
     Ser atencioso não é só dar atenção para a esposa quando fala, ou responder-lhe as perguntas; é muito mais que isso. Ao levantar cedo antes de sair para o trabalho, o esposo deve beijá-la. (Não esquecer que é bom despertar para receber esse ósculo provavelmente ela não irá questionar se foi beijada, ou não). E dirá: “Obrigado Senhor pelo esposo que tenho”.
     Não  é preciso em todas as datas comemorativas o esposo dar-lhe presentes, mas o que quase todas as esposas querem é que o esposo seja cortês; como por exemplo:
     Anos de vida da esposa: Qual é a esposa que não gosta de ser lembrada pelo esposo quando completa ano de vida? Certamente todas. O esposo não deve ficar pressionado por não ter dinheiro para comprar um presente para alegrar a esposa; verdadeiramente o que elas querem é atenção do esposo (isto é: quando é compreensiva). Mas se o esposo tem condições de agradá-la com um presente, desper-te-a com beijos e abraços ou até mesmo trazer-lhes café na cama, ela ficará agradecida a Deus pelo esposo que tem.
     Anos de matrimônio: Há casal não cristão que festejam anos de casamento com festividade acompanhada de bebidas alcoólicas, danças e músicas mundanas.
     Porém o cristão atencioso, para agradar sua esposa pode realizar festividades cristócêntricas, realizar um culto na sua igreja ou na própria casa, agradecendo a Deus por mais um ano de matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário