Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

EBD Inimigos Fatais no Casamento


EBD Inimigos Fatais no Casamento


O objetivo de narramos tudo isso, foi para fortalecer o matrimônio. Sabemos que, na vida de uma pessoa há os altos e baixos, porém quando essa pessoa é casada, os altos e baixos aumentam.

Vejamos o que o apóstolo São Paulo disse:

Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos. I Co 7.28
Quando o apóstolo Paulo narrou esta passagem, ele expressava-se sobre os altos e baixos de um homem casado e de um solteiro, por que um homem solteiro jamais passará por uma traição conjugal, um filho morto ou envolvido com malefícios, a mulher lhe atribular com qualquer coisa, alimentação de modo geral para família, enfim, um homem solteiro não passará por esse processo, é por isso que o apóstolo Paulo falou relacionado aos solteiros: e eu quereria poupar-vos. I Co 7.28d. Mas poupai-vos de que? De tudo isso que citei.
Mas nos dias atuais é muito difícil uma pessoa com a idade de se casar viver solteira, principalmente os homens.

Abordemos alguns itens em que um casal estará sujeito a passar por eles:

A – Ciúmes:
Existem vários inimigos em um casamento, porém abordamos quatro grandes inimigos ferozes, em um matrimônio.

O primeiro a ser abordado:
É o ciúme. Mas na verdade o que é o ciúme no casamento? É uma auto-desconfiança do seu cônjuge e uma insegurança de si. Ele tem destruído muitos lares, é preciso que essa pessoa ou casal sejam trabalhados para desfazer essa psicose.
Quando o ciúme já está avançado podemos chamá-lo de ciúme patalógico que é o mesmo que o ciúme doentio. Esse casamento será só de briga, e por fim separação ou coisa pior. Quando falei do ciúme psicótico é porque o individuo, fica sempre formando maus pensamentos do cônjuge e com isso geram brigas e o amor se acaba, o fim a separação.

Vejamos alguns pontos com relação ao ciúme: 


- O ciúme é um dos maiores inimigos do relacionamento.
- O ciúme é uma alto-insegurança do outrem.
- O ciúme é uma alto-insegurança de si.
- O ciúme é provedor de brigas.
- O ciúme é uma porta larga para a separação.
- O ciúme quando se torna crônico pode levar à pessoa a enfermidade.
- O ciúme traz mal exemplo na vida conjugal.
- O ciúme pode levar ao homicídio e suicídio.
Está para existir um casal ciumento que viva uma vida decente no casamento. Existem aqueles que participam de reuniões, fazendo tratamento para ver se conseguem se libertar dessa ação diabólica; alguns conseguem, porém outros não.
O número de famílias destruídas por causa dessa peste é alarmente.
Quando os cônjuges têm sobre si está deficiência, eles quando sai para algum lugar, o outro não pode olhar para os lados, porque se tiver uma pessoa do sexo oposto, um dos cônjuges começará interrogar dizendo que ele (a) está cobiçando ou paquerando alguém. Não é o ciúme que vai mudar a natureza do outro, porém vai trazer as brigas. E quando brigam vem os escândalos e o mau testemunho.
Essa ação maléfica não deve existir na vida de um casal em especial aos cristãos por causa do evangelho de Cristo e traz sobre o casamento ruínas.
A peste do ciúme é tão complicada, que às vezes um dos cônjuges levanta falso testemunho dizendo está havendo traição sem existir.

Zelo e não ciúmes:

Quando o casal são amigos e íntimos e confia um no outro, o ciúme não existirá o zelo é natural em um casamento.
O zelo é o cuidado de um para com o outro sem exagero, leva os cônjuges a vigiarem contra o ciúme, a desconfiança e algumas vezes o adultério. Quando a esposa abre espaço para que os homens estejam em sua casa é um perigo para o falatório dos irmãos (cristãos) e vizinhos e em fim o terrível adultério.
Quando um esposo zela por sua esposa, ele jamais aceitará que uns irmãos       (em Cristo) ou um amigo esteja sempre em sua casa (especialmente se ele não tiver em casa). Por falta de zelo pela pessoa muitos caíram em adultério e muitas famílias foram destruídas.
Da mesma forma a mulher tem o direito de zelar pelo marido, qual a esposa que ama o marido e sempre que uma de suas amigas, quando vier lhe visitar, fica dando tapinha e olhando para o marido da mesma ou até quando ela não estiver em casa, essa amiga fica de papinho com seu marido? Claro que a esposa jamais aceitará isso, se  estiver acontecendo na sua casa procure seu esposo para conversar e veja um jeito para evitar essa pessoa na sua casa, da mesma forma o marido deve tomar essa posição.
Eu fui convidado para ir a um casamento juntamente com minha esposa, ao chegarmos ao local encontramos alguns convidados entre eles filmadores, fotógrafos e muitos outros, eu observei que um dos fotógrafos de vez enquanto olhava para minha esposa, não fiquei enciumado, mas disse a minha esposa que tinha um moço só olhando para ela e que ela sabendo disso era um motivo para se distanciar dele.
Quando falei que o ciúme às vezes leva ao homicídio e ao suicídio, esse ditado é verdade. O número de pessoas que mataram o seu cônjuge ou suicidaram não é tão pequeno.
Recentemente fui sabedor de dois casos de homicídio duplo por causa do ciúme, isso ocorreu na mesma semana.
Um jovem do corpo de Bombeiros alvejou alguns tiros a queima roupa em sua namorada e vendo-a morta, disparou contra sua própria vida e também morreu, isso ocorreu em uma passarela de pedestre, o ciúme levou-os a essa tragédia.
Na mesma semana ocorreu um fato quase semelhante, um moço tendo ciúmes da esposa disparou alguns tiros e achou que sua esposa estava morta se suicidou. Ambos foram socorridos para o hospital, a mulher ainda estava com vida, porém o marido morreu na hora apesar da tragédia a mulher escapou.
É bem verdade que isso acontece porque há traição, mas às vezes não existe é o esposo enciumado que tira a vida da esposa.
A bíblia diz: Duro como a sepultura é o ciúme. Ct 8.6.
O pecado é da natureza do homem, quando ele caiu no pecado desobedecendo a seu Criador, foi gerado no ser humano toda sorte de concupiscência e o ciúme não fica de fora. O diabo não fica a parte com relação a essa epidemia.
Quando um dos cônjuges expressa essa fraqueza, o diabo que é o destruidor se aproxima para destruir o casamento. O adversário procura sempre uma brecha para a destruição.

Exemplo:

 Se ele encontrar brecha para matar ele mata, se encontrar brecha para separação do casal ele os separa, se ele encontrar brechas para o espancamento ele espanca, tudo isso ocorre por que os seres humanos dão brechas.
A epidemia do ciúme não é contagiante, porém além de afetar a pessoa que a traz, envolve outras pessoas, se fosse algo que passasse de pais para filhos o negócio seria mais sério, gloria a Deus por que não é.
Cada um de nós seja conscientes que o ciúme é um terrível inimigo do matrimônio; e que esse inimigo seja não só aprisionado mas destruído da vida de cada um de nós.

B – Dívidas financeiras:
 Vivemos em um mundo cheio de desafio e se não fosse à misericórdia de Deus nós já tínhamos sidos destruídos. Ora, se é difícil vivermos nesse mundo tão tenebroso, quanto mais se atrairmos para nós problemas, que na maioria das vezes afeta a família.
A dívida é mais uns dos inimigos ferozes no matrimônio, e por causa dela muitas famílias foram destruídas. Quando a dívida vem por causa de uma enfermidade ou algo parecido é de se tolerar, mas se for por falta de prudência é complicado, se for por desonestidade o negócio se torna mais complexo.
Na maioria das vezes as dívidas começam sorrateiramente e quando o indivíduo vem perceber o buraco está enorme e irreversível. O fator principal para as dívidas é a má administração, tudo que é mal administrado, a tendência é ter prejuízo.
Há muitos casamentos arrasados e destruídos por causa das dívidas.

Vejamos o que acontece por causa das dívidas:

Enfermidade:

Há pessoas que ficaram enfermas por causa de dívidas, e por causa delas ficaram estressadas e até mesmo com problemas mentais, nervosismo, trombose e com problemas cardíacos.

Foragido:

Existem aqueles que quando percebe que não tem solução para resolver o problema, ele toma a sua família e foge para outra cidade ou estado, com medo de represália, mas tem aqueles que deixa a família e em situação difícil.

Suicídio:

Isso não quer dizer que todas as pessoas que caem no buraco das dívidas, eles passaram por isso; mas se não estiver com seu psicológico preparado estará sujeito.
Muitas pessoas suicidam-se por que eram ricas e ficaram pobres financeiramente, e não suportaram as pressões dos credores, acabaram se suicidando.

Homicídio:

Assim como existem aqueles que tiram a sua própria vida, também existem aqueles que tiram a vida do seu semelhante por causa dela.
O devedor é pressionado por seu credor, ele não suportando as pressões e além das pressões as ameaças de morte; para não morrer ele mata seu credor. A dívida gerou o homicídio e homicídios geram as prisões penitenciárias ou foragidos, distantes das famílias.
Alguns anos atrás eu sofri um acidente no trabalho, perdendo quatro dedos da mão direita e achando que não mais trabalharia na mesma profissão decidi vender as máquinas. Quem as comprou não tinha crédito para comprar a matéria prima, como ele ia ficar trabalhando no meu estabelecimento, eu cedi o meu nome para ele ficar comprando, até o sexto mês, ele estava cumprindo regularmente o seu compromisso, porém, achando que estava lucrando muito dinheiro, começou a exceder as dívidas. Quando percebi já era tarde, ele estava devendo alguns mil em meu nome.
O credor (dono da matéria prima) me liga perguntando como ficaria aquela dívida; e disse mais: Se você não me pagar eu lhe mato.
Eu fiquei preocupado, porque não fui eu quem gastou a matéria, ele era o responsável, apenas tinha sido comprado em meu nome. A preocupação não só me perturbava, mas também a minha esposa. Mesmo sendo um cristão fiel ao Senhor, as malícias me eram constantes, mas eu estava sempre orando ao Senhor pedindo as suas misericórdias e graça para que eu pudesse suportar tudo àquilo. Meus parentes também se atribularam, a ponto de quererem tomar uma posição criminosa, mas eu pedi em nome do Senhor Jesus que jamais tomassem essa posição.
Deus me deu graças e criei coragem e fui aos pés das autoridades terrenas, das quais Deus constituiu para isso. Na primeira audiência nenhum dos autores veio, porém na segunda o devedor veio, mas o credor não.
O juiz perguntou-me qual seria o motivo da minha denúncia, então eu disse esse moço fez o débito no meu nome, porém ele gastou além dos lucros e não pode pagar ao dono da matéria prima, só que o moço está me ameaçando é este o motivo da minha denúncia.
Só que alguns dias antes dessa audiência, eu e o devedor e sua esposa, nós fomos até a loja do moço conversamos para entrarmos em um acordo.
Depois de muita conversa entramos em um acordo, acordo este que foi passado tudo para o nome do devedor e mesmo assim assinada as promissórias. Tudo isso eu falei para o juiz, o meritíssimo, ouvindo o meu esclarecimento disse-me, que eu estava isento da dívida, porque não estava mais no meu nome, porém se as ameaças se repetissem eu deveria denunciá-lo ao delegado de polícia. Fim da questão eu tive que sair da minha casa e ir morar em outra cidade.
As dívidas fazem isso e muito mais, eu fiquei atribulado e perturbei minha família e parentes.
Querido leitor se você está passando período de dívidas não se desespere, mas busque a presença do Criador, que ele resolve o seu problema.
Deus é tão misericordioso que ele não olha para nossas falhas, porém olha para seu amor para conosco.
A questão da dívida não é de hoje, isso é muito antigo. A bíblia narra uma historia de certa viúva  e esta foi ter com o profeta de Deus, Eliseu “E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto”. II  Rs 4.1,7.
Não se sabe como morreu o marido dessa mulher, mas sabemos que ele deixou sua esposa e seus dois filhos e uma grande dívida.
Certo tempo após sua morte o credor aparece para cobrar a dívida, como sua esposa não tinha como pagar, o credor queria levar seus filhos como escravos para pagar o débito. Atribulada, vai pedir socorro aos pés do profeta Eliseu. Pela expressão da mulher, o falecido era servo do Senhor, o que tiramos dessa frase é que mesmo sendo servo do Senhor, nós estamos sujeitos a elas se não vigiarmos.
O profeta Eliseu perguntou o que ela tinha em casa, então ela disse: Eu só tenho um pouco de azeite em uma botija, disse o profeta então vai para casa pede vasos emprestados fecha a porta da tua casa e espera o milagre de Deus.
A mulher com os seus filhos fizeram tudo que o profeta mandou. Quando ela saiu o profeta buscou a presença do Senhor e Deus respondeu a sua oração e operou milagre na vida da viúva. Ela pagou a dívida e ainda sobrou azeite para manter a sua família.
Nesse período a viúva ia perdendo seus filhos para o credor, mas a misericórdia de Deus chegou antes. Se fosse hoje ela não perderia seus filhos por causa das leis, mas o credor poderia ameaçá-la até que ela pagasse.
O que eu acho mais interessante é um irmão cristão comprar no nome do seu próximo e depois ter a ousadia de dizer que não vai pagar, por que não pode. Depois o moço que comprou apresenta-se luxando a custa do irmão. A bíblia nos exorta a perdoar o irmão que nos deve, porém o que usou o nome do próximo deve ser honesto e pagar a dívida que estar no nome de seu irmão. Devemos compreender que quando Jesus citou a parábola dos credores, ele deixou-nos esclarecidos que os devedores não tinham com que pagar. Lc 7.41
Mas se você comprou em alguma loja ou pediu dinheiro emprestado, e se pode pagar, não seja caloteiro, mas antes seja honesto por que dos tais Deus se agrada.
Querido irmão tenha muito cuidado em doar seu nome para alguém ou emprestar quaisquer coisa; por que isso é muito complicado. Poderíamos até falar mais alguma coisa sobre o assunto, porém o que escrevi achei que era o suficiente para nossa meditação, todo cuidado é pouco.

C – Parentes em um mesmo lar: 

A bíblia diz: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma carne. Gn 2.24
Há inúmeras famílias em que os parentes contribuíram para separação ou destruição do casal ou até mesmo de toda família. Eu não posso generalizar em dizer que os tais familiares que vivem juntos é um fracasso. Mas tenho a liberdade em afirmar que os que vivem bem, esse número é praticamente insignificante.
Quando falo de parentes no mesmo lar, eu não estou descartando o dever dos filhos cuidarem de seus pais quando chegam a velhice ; não é isso, o assunto é bem diferente e no desenrolar das palavras você irá entender.
Quando a bíblia diz que o homem tem que deixar pai e mãe é por que quando um homem toma uma mulher para si, ele está constituindo uma família, então seus pais serão seus parentes mais chegados. Isso também inclui a moradia.
Quando um homem pensa em tomar uma mulher para si, ele deve também se possível antes de casar, pensar em um lar e não morar na casa dos pais, nem dos sogros, tem certas ocasiões que o melhor é morar de aluguel do que morar em casa dos parentes.

Testemunho próprio:

Quando me casei, eu minha esposa ganhamos de presente uma casa da minha sogra; ela nos deu alegria de não morar conosco, por que, segundo ela, quando sua primeira filha casou, eles vieram morar na mesma casa e o período em que eles moravam juntos, foi só de brigas e não queria que isso se repetisse (muito menos eu). Para infelicidade minha e de minha esposa os meus pais, um irmão, minha cunhada e uma sobrinha vieram morar conosco, foi uma decepção total. Foram seis meses de convivência, porém poucos dias de alegria, nesse tempo além de sermos recém casados, éramos novos convertidos. Eu passava o dia trabalhando, mas quando chegava o fim do expediente do trabalho, eu já ficava preocupado, por que iria encarar meus familiares. Quando eu estava de bem com minha esposa o restante da família estava com raiva de mim e quando eu estava de bem com meus pais e os demais, minha esposa ficava com raiva de mim, eu ficava entre a cruz e a espada.
Algumas vezes, eu mal entrava em casa logo saia para o terraço de casa, ia orar e tinha por companheiro o Espírito Santo de Deus e as bananeiras, eu dizia para o Senhor, que estava entre as cobras e escorpiões. Isso acontecia por que eu mal chegava as fofocas e as críticas vinham aos meus ouvidos e eu não sabia como reagir, por que era minha mãe e minha esposa.
Depois de tantos ataques que sofri isso eu e minha esposa, a minha cunhada se manifestava endemoniada e eu tinha que vir para casa, para expulsar o demônio em nome de Jesus, isso demorou quase 5 dias, mas para gloria do Senhor o demônio saiu.
Certo dia eu tinha terminado de orar, era quase meia noite, eu e minha esposa ouvimos choros, então me levantei e fui observar quem estava chorando, era minha cunhada sendo espancada por meu irmão, que estava embriagado.
Por causa do choro, todos se levantaram e minha mãe começou a discutir com meu irmão, naquele momento eu fiquei irado, não só porque ele dizia que estava com razão, mas por que ele estava trazendo escândalo. Eu partir para esbofeteá-lo, porém minha mãe tomou a minha frente e não pequei contra meu Criador.
Privacidade era algo que não existia naquele período, por que quando eu entrava no quarto ouvia as piadas e os xingamentos.
Quando ainda solteiro, eu tinha comprado um terreno para construir uma casa, como já tinha ganhado uma, deixei o terreno sem construir, mas depois tive que construir uma pequena casa para eles, para que eu tivesse paz. Quatro meses eu sozinho trabalhava para sustentá-lo, mais depois meu irmão e meu pai começaram trabalhar, então eles me ajudaram a terminar a casa. Antes de saírem para morar na nova casa, houve uma discussão entre minha esposa e minha mãe, que quase agredia minha esposa, como minha mãe saiu furiosa e foi para casa da minha irmã, contou muitas coisas de nós, minha irmã veio furiosa para agredir minha esposa, graças a Deus não houve nenhuma agressão. Eles saíram e a paz chegou para eles e para nós, mas minha mãe passou vários dias sem querer conversar comigo e muito mais dias com minha esposa, porém gloria a Deus porque vivemos em paz e cada um em seu lugar.

Testemunho de um amigo:

Certo dia, eu estava conversando com certo jovem amigo e perguntei se já tinha uma casa para o casamento, então ele me disse sim! Já tenho a casa de minha mãe.
- Você acha que dá certo, morar junto com parentes no mesmo lar, a bíblia diz diferente.
- A minha mãe gosta muito de minha namorada, eu imagino que dá certo.
- Eu espero que dê certo, mas se der certo, você entre cem é o primeiro ou segundo a dar certo.
- Não me leve a mal, o irmão às vezes exagera por querer ser mais sábio que os outros.
- Não meu querido, é a bíblia que diz.
Eu mesmo esclarecendo ao moço, ele não quis entender.
O tempo passou e aqueles jovens casaram, tomou sua esposa para morar com seus parentes. Até o segundo mês foi tudo bem, porém as coisas foram se agravando e as brigas começaram xingamentos, piadas e quase a ponto de o jovem agredir sua mãe.
O moço alugou uma casa e saiu do meio da sua parentela, então a paz reinou.
Nesse mundo em que vivemos já aconteceu caso em que parente tirou a vida do seu próximo por causa de discórdias entre parentes que moravam num mesmo lar.
Sempre que converso com alguns jovens que namoram e estão pensando em casar, eu os aconselho a não morar na casa de um parente juntos; o aluguel não é bom porem é melhor do que morar entre parentes.
Eu poderia escrever o nome de alguns jovens que antes de casar construíram suas casas, visando o que poderia vir sobre eles, porém ficaram livres, por que estabeleceram a prudência, receberam conselhos sábios alguém viu ou ouviu passar decepções entre parentes num mesmo lar.
Queridos cônjuges (marido e esposa) procurem orientar seus filhos também a esse respeito. Eu tenho dois filhos, se Deus me der a graça de vê-los crescer e chegarem ao casamento batalharei para que eles tenham seu próprio lar, para não pagar aluguel nem tão pouco ir para casa de ninguém. Muitos novos casais entraram por esse caminho, por que os pais nunca os orientaram e se nunca os orientou é por que também nunca foram esclarecidos.
Há pessoas que guardam mágoas de alguém até hoje, por que passaram um período de tempo na casa de algum parente e sofreram decepções; o que mais provoca um casal é quando os parentes mexem com um dos filhos.

Privacidade:

Assim como os parentes tornam-se inimigos cruéis para um casal que casa e vai morar na casa entre familiares, a não privacidade os acompanha.
Você morar em um lugar em que você não tem liberdade para está à vontade, isto é muito constrangedor, principalmente se estiver desempregado. O homem bem entendido jamais, jamais terá esta visão mesquinha em colocar sua esposa em um lar entre parentes.
Como este livro foi escrito voltado mais para casais, eu deixo um conselho para os queridos leitores: quando seus filhos forem casar não permitam morar com vocês e desde a idade crianças, adolescentes ensine-os a colocar isso em prática quando casarem.

D – Adultério: 

Para um homem de caráter, o seu maior inimigo num relacionamento conjugal é o adultério.

Vejamos o que diz a bíblia:

Nas mulheres muitas vezes isso não prevalece.
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”. Mt 19.9
Na nossa cultura o pecado de adultério é mais forte quando o homem é o ofendido do que nas mulheres; apesar de que o ofendido (homem ou mulher) se sente extremamente magoado quando acontece.
Segundo pesquisas feita e divulgada pela revista “Época” o Brasil é considerado o país em que os homens mais traem as esposas. No meio dos cristãos o número de infidelidade é quase insignificante, ou melhor, não deveria acontecer, por que nós cristãos vivemos a Palavra de Deus.
 As reações a respeito da infidelidade conjugal são diversas: Alguns matam a esposa, outros matam o amante e a esposa, outros surram a esposa e deixam, outros só deixam e outros não a deixam.
Numa sociedade moderna, mais pervertida em que vivemos o ato da infidelidade conjugal é moda. Porém nós cristãos o adultério é um dos maiores inimigos da vida conjugal é esse um dos inimigos fatal do matrimônio, em que a igreja tem trabalhado com o Espírito Santo, para combatê-lo por isso que esse número é praticamente insignificante.
Numa palestra para casais cristãos, os comentaristas não devem deixar o assunto da sexualidade de fora, por que esse assunto é muito importante para a igreja e ajuda na infidelidade.

Podemos citar alguns itens, por que acontece à infidelidade conjugal, vejamos:

D1 – Falta de amor:

A falta de amor em um matrimônio é o primeiro passo para infidelidade, mas mesmo a esposa amando o esposo se ela não vigiar, ela pode cometer esse delito; apesar de que esses casos são menos de 1%.
Conheço um caso em que a esposa amava o esposo e em um certo dia, ela recebeu uma ligação do ex-namorado e por falta de vigilância ela ficou recebendo ligações do mesmo, nisso as palavras foram penetrando no seu coração até que ela cedeu, (o diabo estava por traz disso) após cometer o delito percebeu que estava errada e que o marido não merecia isso e que amava o marido. O marido foi sabedor, porém não a deixou, mas o seu comportamento mudou completamente.
Depois de algum tempo, ela escreveu uma carta para um programa de rádio, explicando tudo pedindo ajuda ao locutor, o que ela deveria fazer para ver seu esposo, alegre, sorrindo, brincando com ela e os filhos; como o locutor ficou perplexo ele se expressou da seguinte forma: “O tempo vai lhe dizer como agir”.
Nesse caso o marido foi ofendido, porém há casos em que a mulher é a ofendida. Existem aquelas que perdoam, porém outras não, apesar de que esse número é pequeno, é mais fácil a mulher perdoar do que o homem.
Existiram famílias bonitas que foram atacados por essa peste e que hoje não existe mais, tanto o homem como as mulheres devem vigiar atentamente a respeito desse terrível inimigo.

Mas, para haver a falta de amor algo ocorreu, vejamos:

- Brigas de vez em quando.
- Falta de carinho e afeto.
- Desprezo.
- Falta de lazer com a família.
-Baixa estima.
- Expressões desprezíveis.
- Indisposição sexual (principalmente).
-A deficiência nos afazeres domésticos e outros.


D2 – Passar muito tempo distante da família:

Quando um homem viaja, para procurar trabalho, para o sustento da família, isso não é errado, porém o dever do mesmo é providenciar moradia para a família e se o ganho for pouco, a ponto de não poder providenciar a mordomia, eu aconselho voltar para casa ganhando pouco e está perto da família do que ganhar muito e está distante da mesma. Mas se ganha o suficiente prepare uma casa e venha buscar a família.
Existem aqueles que vão pra longe e passam meses e meses distante da esposa e os filhos e quando chega de viagem o mesmo não trata a esposa e os filhos bem, e quando não é ele que despreza é a esposa que o despreza. Ele chega e passa poucos dias com a família, e volta para o trabalho e assim será mais meses e meses distante da família.
Que haja desprezo ou não de ambos a distância é uma brecha para o diabo investir para o adultério, principalmente quando o esposo volta para o distante trabalho e um dos cônjuges ou ambos ficam feridos. Não estou afirmando, que todos os homens que trabalham fora distante das esposas muito tempo à mesma lhe será infiel, não é isso que estamos afirmando, porém é uma brecha para o diabo trabalhar. Nisso sem falar nos filhos que cresceram sem nenhum acompanhamento do pai o qual ele é uma das principais pessoas para o crescimento moral, psicológico e em parte espiritual dos filhos.

Testemunho:

Um certo moço casado, gravou um trabalho com alguns hinos e como ele tinha que viajar para divulgar seu trabalho, chegou um certo tempo que ele estava viajando muito, um certo pastor ancião da igreja lhe perguntou?
- Esses últimos dias viajou muito?
-Sim, eu tenho viajado muito.
- Mas afinal e a família?
- A família Jesus cuida.
-É mais tem uma coisa que Jesus não pode fazer somente você.
O que aquele ancião estava querendo passar para aquele jovem cantor é que ele deveria viajar menos e que deveria dá mais tempo para sua família e em especial a esposa intimamente para não dá ocasião ao adversário que tão de perto nos rodeia buscando a quem possa tragar.
O problema não só estaria na esposa que ficava sem a companhia do esposo, mas o esposo que estava sempre distante sem a presença da esposa.

D3 – A presença de irmão ou amigo na família:

Por falta de prudência muito das vezes nós abrimos espaço para um parente ou amigo morar em nossa residência e às vezes os mesmo não tem a consideração e o respeito pelo o irmão ou amigo (o que hospedou). Nisso sem falar que quando tem alguém que não faz parte da família ela perde um pouco da sua privacidade.
O indivíduo abre espaço para as paixões carnais e começa a colocar os olhos na esposa do seu irmão ou amigo (““). Nisso se o esposo der um vacilo para com a esposa (ex: brigas) o moço que já está de olho na mulher de seu próximo, aproveita a ocasião para consolá-la. Por falta da vigilância e sem ele esperar a sua esposa se encontra nos braços do seu hóspede.
Nessa narração eu não estou lhe dizendo que você não possa hospedar alguém, mas para morar eu aconselho-lhe que não. Mas mesmo hospedando alguém os seus olhos devem está atentos, porque o Diabo não brinca com ninguém.
A bíblia narra um comentário a respeito de um moço que estava sendo traído de duas formas, a traição era por sua mulher e por seu filho, por que o seu filho estava praticando sexo com a mulher de seu pai, sua madrasta; “Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai”. I Co 5.1. Ora se o filho não estava respeitando a mulher de seu pai muito mais a mulher de um amigo. Mas alguém pode até dizer: Eu acho que ele não ficou com a mulher à força, ela se entregou            voluntariamente. É eu também concordo, mas com certeza o que levou a eles fornicarem foi o tempo que ficou só, brincadeiras, olhares, os sorrisos e por fim os beijos. Isso não ocorre do dia pra noite, o tempo é quem diz.

D4 – Empregada doméstica:

Muitos homens de Deus cometem adultério dentro de sua própria casa com sua empregada doméstica; e algumas dessas eram casadas. Por que isso ocorre? Podemos relacionar alguns itens que levam a isso.

Carência Sexual:

Quando a esposa não atende bem sexualmente seu esposo, ele fica brigando contra si mesmo, procurando dominar o seu impulso sexual, tem deles que por melhor vigiarem entrou no caminho da oração e do jejum para obterem força contra os ataques da sua própria natureza e os ataques do Diabo.
Quando ele não vigia fica uma presa fácil para o adultério e a esposa contribui para que isso venha acontecer.
A bíblia diz: Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Pv 14.1
A esposa deve está atenta a isso e não só a respeito da sexualidade, mas também em outras áreas tal como:
Ser humilde, não gritar o esposo, ser submissa, ser carinhosa, nas dificuldades está ao lado dele para lhe agradar, em fim, o que puder fazer para cuidar do esposo cuide.

D5 – Secretária:

O perigo maior não está na empregada doméstica, mas na secretária, (os que são empresários). Isso ocorre por que elas ficam mais tempo com o patrão do que com a esposa, e se houve qualquer conflito entre os cônjuges, elas estão sempre perto dele, e se ela tem uma quedinha pelo patrão ela tem maior prazer de estar ao lado do mesmo.
Nisso o coração do empresário vai se afeiçoando ao da moça e quando ele percebe, ele tem traído a esposa com sua secretária; e muitas vezes ele começa a gostar dela e a desgostar da esposa.
Veja o que a bíblia diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jr 17.9
Às vezes alguns não só tem adulterado, mas também tem desprezado a esposa com os filhos e indo embora com a mulher, que adulterou. Todo cuidado é pouco para quem tem secretária bonita e formosa ao seu lado.
Conheço um moço que tinha uma empregada doméstica em sua casa, o tempo foi passando e eles foram ficando muito chegados, até que ele não resistiu e adulterou com ela. Com esse delito ela engravidou e para ninguém saber, ele teve que manda-la embora para outro estado, só que ela foi, mas depois revelou que o filho que  carregava em seu ventre era do patrão.
O moço foi disciplinado, na família houve um grande rebuliço e ele teve que sair da cidade, mas a sua esposa mesmo magoada e abalada com tudo que tinha acontecido não o deixou.
Sou conhecedor de um outro caso em que um moço empresário adulterou com sua empregada, destruindo seu ministério e até hoje vive cambaleando por causa do pecado que cometeu.
Como comentamos dos ataques pelos adultérios na vida do homem, assim pode, como já ocorreu com algumas pessoas, vamos falar de ataque nas mulheres.

D6 – Patroa e funcionário:

Como já comentamos no tópico D3 a respeito de parentes ou amigos morando no mesmo lar, isso não é bom. Por que conheço caso em que as pessoas que se diziam amigos, tomou a esposa de seu próximo em seus braços adulterando com ela.
Queridos leitores me compreendam, por favor, eu não sou ciumento. Porém eu gosto de zelar por aquilo que é meu, mas se algum homem vier me visitar e se eu perceber que ele está de olho na minha esposa, eu sou sincero que faço de tudo para que esse amigo não frequente minha casa.
O número de mulheres que tem caído no pecado de adultério não é tão expressivo, porém algumas tem ido após a vontade do adversário, algumas delas tem cometido esse delito, porque não se converteram ao Senhor e não tem pudor; e outras por que não recebeu do esposo amor, carinho, afeto, ou melhor, (o necessário para lhe conquistar).
Quando o esposo não dá a esposa àquilo que lhe conquiste, fica uma cratera precisando ser tampada e a matéria-prima que precisa ser colocada nesse buraco é: amor, afeto, compreensão, cuidados em fim a intimidade prazerosa.
Apesar de algumas mulheres não recebendo esses cuidados não cedem aos ataques do Diabo, porém vive uma vida matrimonial fracassada.
Como falei nas linhas anteriores da cratera que alguns esposos deixam no coração da esposa e com isso ela vai se sentindo desprezada e carente de alguém que poderia ser o seu esposo, porém o mesmo não supre essa necessidade e por falta de vigilância e carência a esposa fica vulnerável aos ataques do inimigo. Como o esposo não está cuidando da esposa, o Diabo prepara alguém para dar-lhe o que o esposo não dá. Na maioria das vezes elas adulteram com as pessoas mais próximas a ela, por exemplo: Motorista da família (chofer) jardineiro, segurança, vigilante, funcionário da empresa ou até mesmo um irmão da igreja.
Conheço um caso em que certo moço líder de uma igreja, perdeu sua esposa para outro homem que não pertencia à igreja.
Ele era jovem, bonito e extrovertido, porém imprudente. A esposa era bem jovem, bonita, mas ele não dava cuidados necessários, ela se sentia muitas vezes só, e queria receber dele pelo menos o necessário para lhe trazer satisfação no matrimônio, mas ele era metido a espiritual e achava que voltado para os cuidados da igreja estava tudo bem e as demais coisas não seria tão importante, só que a bíblia nos ensina diferente.

Vejamos o que diz a Santa bíblia:

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, devem os maridos amar vossas mulheres. Ef 5.26
E diz mais: Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia, (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); I Tm 3. 4,5
Ele tinha os cuidados à igreja, mas desprezava a família, o qual a bíblia nos exorta a cuidar primeiro da nossa família e depois da igreja. Além dele não dá os cuidados necessários, ele passava noites e mais noites em vigílias, dava a esposa uma baixa estima, Exemplo: você está gorda, feia, despenteada.
Às vezes passava dias e meses jejuando, quando a esposa procurava-o sexualmente ele dizia que estava se consagrando. Em fim eu não posso descartar a espiritualidade dele, porém foi imprudente.
A jovem esposa tinha uma pequena loja de vender roupas e sempre estava viajando para comprar roupas e nessas viagens o motorista começou a paquerar a jovem mulher.
O moço sorria para ela e lhe olhava bastante e elogiava-lhe. Certo dia, depois da troca de alguns sorrisos e olhares, ela veio para frente do ônibus conversar com o motorista, quando eles estavam conversando ele perguntou pra ela:
- Você é casada?
- Sim! Eu sou.
- Não parece.
- Por quê?
- Você é uma mulher muito bonita, se tivesse uma mulher bonita como você eu não deixaria ela viajar só não.
- É que pena ele não acha isso de mim.
- É que pena por que ele não sabe admirar as coisas belas e bonitas.
Além desse diálogo, houve outros e provavelmente todos ele xavecadores e atraentes.
Aquilo que aquela jovem senhora não recebia do esposo, ela encontrou quem lhe desse. E por fim ele perdeu sua esposa a convivência com a filha, perdeu seu ministério e se afastou da igreja.
Se nós formos falar a respeito desse assunto minuciosamente provavelmente seria o livro quase todo, por que o assunto é vasto. Mas o que escrevemos foi o suficiente para nós entendermos o quão terrível é o adultério e o que precisamos fazer homem e mulher para não cairmos nesse laço do diabo.
Que Deus nos abençoe e nos guarde para que sejamos fiéis a sua palavra, sendo assim seremos fiel a nosso cônjuge.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário