Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

EBD Conflito Na Família 05- Maio- 2013


             Tema: Conflito Na Família


Na introdução de lição, o narrador aponta que o conflito entre família começou no Édem com a queda do casal. Isso é uma verdade teológica e que todos os cristãos sabem disso. No comentário bíblico nos observamos que após ser consumado o pecado de Adão e Eva, eles já entraram em conflito em não assumirem suas responsabilidades. De lá para cá os conflitos permanecem na vida conjugal. 
Assim como  satanás tentou Eva e Eva induziu Adão para pecar, satanás até hoje investe nas famílias para destruí-las. 

1- Desentendimento Entre os Cônjuges

Bom, o tópico 1º o escritor apresenta um dos motivos dos conflitos no lar é o temperamento de cada individuo. Em parte herdamos isso de nossos pais, mas uma boa parte da forma que  somos é o nosso próprio ego que prevalece e não procuramos dominar esse gigante que nos leva a destruição e que atinge a família. A maior parte dos conflitos começa com o casal e que alguns desses
Trouxeram do namoro. Quando o casal trava um conflito, esse conflito não só atinge os mesmos, mas reflete nos filhos. Esses por verem seus pais se conflitando eles ficam rebeldes e revoltados e os pais perdem a liderança e o domínio sobre seus filhos. Tem alguns filhos que conseguem escapar da cultura conflitante conjugal, mas outros não conseguem se livrar desse mal e reflete no seu casamento.

2- Fatores Que Trazem Conflitos.

A) Falta de Confiança
  
O narrador apresenta o amor sendo o principal fator para confiança, claro que esse amor tem que ser equilibrado. O amor equilibrado lança fora o ciúmes e a desconfiança e o medo de perder seu amor. Por causa do ciúmes muitos lares foram destruidos e outros estão em conflitos indo a destruição. A desconfiança do acusador diz que seu cônjuge é adúltero-(a) e em algus caso a pessoa é agredida ficamente e verbalmente e alguns até caso de morte.
 O ciúme mais conplexo é o patológico o que é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia A pessoa ciumenta apresenta na sua personalidade um traço marcante de timidez e sentimentos de insegurança, problemas que costumam ter raízes na infância . Nesse caso, o tratamento passa por aplicação de técnicas de psicoterapia para melhorar a confiança do paciente em si mesmo. O processo deve envolver sua família pois o apoio no lar é imprescindível nesses casos. Reduzido o sentimento de insegurança, é esperado que diminua a aflição do ciúme. Só quem confia em si mesmo pode confiar em outros, de modo que parece lógico começar o tratamento pelo fortalecimento da autoconfiança. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%BAme.
   
A) Tratamento Grosseiro

Sabemos que a mulher no AT era tratada como se fosse uma empregada, aja vista a questão cultural, tempo, ambiente, tradição. Mas mesmo assim o esposo que amava sua esposa não era groseiro com ela. O velho patriarca Isaque bricava com sua esposa

Antes do domingo eu vou concluir. Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário