Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

EBD Qualidades de um Bom Pai


EBD Qualidades de um Bom Pai


Qualidades de um bom pai
 
Não devemos nos considerar um super pai, mas cada um deve se esforçar para ser um modelo. A família não deve está em primeiro plano, mas sim, em segundo, porque Deus deve ser em tudo o primeiro em seguida a família.
a) Amoroso:
E dissemos ao meu senhor: Temos um velho pai e um moço da sua velhice, o mais novo, cujo irmão é morto; e só ele ficou de sua mãe, e seu pai o ama (Gn 44.2 ARC).
O amor é a maior virtude que um ser humano pode ter. O amor aqui expressado é o amor paterno pai e filhos. Falar de amor é se doar para os filhos cuidando em todas as áreas da vida, procurando dar-lhes o necessário e não aquilo que não podemos dar, pois , quando enveredamos por esse caminho, nos embaraçamos. Não se consegue o amor dos filhos, com presentes, mas com seu próprio amor.
      b) Amizade
Ser ou ter amigos é algo especial e que a amizade deve começar no seio da família. Como Abraão foi considerado amigo de Deus, assim devem os pais cultivar a amizade dos filhos. O mais interessante é que esse cultivo deve começar nos pais e não nos filhos, se hoje os filhos que existem e estão distantes dos pais, em sua maiorias os pais são os responsáveis.
 Gangel, (2003. P, 94) escreveu em seu livro “Aprenda a ser pai com o pai” o seguinte texto:
“Essa imagem de papai machão pode mascarar o lado mais suave da paternidade. Desejamos enfatizar que ser pai como pai significa se tornar amigo de nossos filhos sem se render ao papel de líder da família”. 
Seu filho foi interrogado por um colega que perguntou: quem era o melhor amigo dele (como homem). Ele respondeu: Meu melhor amigo é o meu pai Kenneth Gangel e Jeffrey Gangel (2003, p, 102).
Cury (2003, p, 46) e bem verdade que para se obter essa amizade, não se adquire com dinheiro ou presentes, mas com amor. Quando não cultivamos essa virtude, não conseguimos ser para nossos filhos o melhor amigo deles. Quando os filhos estão com algum problema e tendo seu pai como melhor amigo, ele não irá se abrir com ninguém, mas com o seu pai, se ele puder resolver amém, se não puderem, ambos oram juntos e se entregam nas mãos do Senhor que tudo pode. É como uma canção poética quando se ver a amizade entre pais e filhos, e mais: a amizade entre pais e filhos é cara e acessível, cara porque prata e ouro não podem comprar e acessível que o mais miserável dos homens pode encontrá-la.
Se minhas filhas não me terem em seus corações como seu amigo, serei frustrado como pai, apesar de que sou um escritor mundialmente conhecido Cury (2003, p, 44). 

B- Vigilante:
Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha boca (Ez 3.17 ARC). No latim vigilante (vigilans) que quer dizer cuidadoso atento Dicionário Larousse Cultural (200, p. 913). Os atalaias em Israel estavam atentos a aproximação do inimigo, da mesma forma, os sentinelas em uma penitenciárias; eles não podem cochilar nem tão pouco dormir, porque se assim fizerem, pode ser que o inimigo se aproxime e lhe pegue de surpresa.
O pai deve está vigilante como uma sentinela ou atalaia, para avisar aos filhos a respeito dos inimigos que se aproximam. Mesmo um pai amoroso, ele precisa ter essa qualidade para segurança dos filhos. Observe alguns casos que os pais podem alertar seus filhos para não cair nas garras do diabo:

- É dever do pai orientar os filhos a se expressar como cidadão, e na infância acompanhá-los também na postura dos mesmos no que desrespeitos a postura do sexo;   
- Os filhos devem aprender desde criança que não devem acompanhar-se com pessoa usuária de drogas;
- Os filhos não devem se acompanhar com os que dizem ser cristãos, mas são crentes desajustados, ou seja, são blasfemos e profanos;
- Não tê-lo como companhia pessoas libertinas, ou seja, vândalos;
- Os pais devem observar o comportamento dos filhos no colégio;
- Os pais devem orientar a respeito de calotes, tanto dar como sofrer o calote;
Enfim, a vigilância é essencial na vida de um pai que ama seus filhos, devemos está apercebido até eles estarem firmes e que possam andar sozinhos.
C- Disciplinador:
“A astúcia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele” (          Pv 22.15 ARC).
Disciplinador é o mesmo que: aquele que disciplina alguém ou ser um exemplo para disciplinar. Existem três tipos de disciplinar alguém: primeiro, ensinando verbalmente, segundo com o seu próprio testemunho de vida, terceiro punir com umas boas palmadas.
Quando uma criança comete um erro, não é bom bater. (Dependendo da gravidade); a princípio o bom e óbvio, se ele for digno de umas palmadas que se aplique. Porém se não for, aconselhe orientando-o não mais fazer.
Existem três tipos de pai a respeito da disciplina dos filhos.
- Existem os liberais que acobertam os erros dos filhos.
- Existem os que torturam os filhos quando vão punir.
- Existem aqueles equilibrados que estuda primeiro o caso para depois aplicar a disciplina com amor.
A bíblia diz: que a astúcia está ligada ao coração do menino, porque os seres humanos já nascem com isso? Porque nascem com a natureza pecaminosa, afetada pelo pecado de Adão e Eva no Éden.
A bíblia diz... “O coração do homem é má desde a sua meninice” (Gn 8.21 ARC).
Com a punição, a malícia o afugentará por algum tempo ou permanente (muitas vezes depende do malefício cometido).
Há inúmeros casos, que os pais encobriram os erros dos filhos e acabaram perdendo-os para o mundo e para o diabo. É bom salientar que o pai tem por dever aconselhar aos filhos o motivo da repreensão. Se não vigiarmos nossos filhos eles poderão fazer coisas incentivados por alguns coleguinhas, que trarão um grande prejuízo a família. Uma ação não corrigida e feita repetidas vezes é um grande perigo para à criança estar sujeito a comprometer seu futuro. Como os pais são os responsáveis pelos filhos, é aconselhável a disciplina quando merecerem (Pv 29.17 ARC).
d) Humildade e mansidão:
Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Ef 4.2 ARC).
Humildade e amor são o mesmo que: Ausência completa de orgulho, modéstia, respeito, submissão. Dicionário Larousse Cultural (2000, p. 501).
Quando não existe humildade em um pai, nele existirá brutalidade e estupidez, nisso alguns pais acham que estão ganhando, porém eles estão perdendo porque com uma atitude estúpida, ele pode perder o filho e jamais serão amigos íntimos. Pode um pai amar um filho e ser bruto para com ele? Sim! Conhecemos não só uma nem duas pessoas, que os pais amavam os filhos, porém eram brutos e estúpidos quando os repreendiam, mas porque isso acontece? Vejamos alguns itens:
- Alguns tratam seus filhos dessa forma, porque vieram de um regime militar.
- Herdaram da criação perturbada dos pais.
- Sofreu uma traição conjugal.
- Outros acham que criarem seus filhos de forma radical é melhor.
.
Vejamos o a bíblia diz em na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5 ARC).
O comentário escrito é advertindo e orientando os cristãos a serem humildes e mansos, para com seus filhos.
Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.29 ARC).
Existem pais crentes que não tem humildade e não são mansos e humildes para com seus filhos.
e) Exemplar:
A bíblia diz: Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho (I Pe 5.3 ARC). É bem verdade que o versículo está se referindo ao pastor e a igreja, mas um pai de família, também não deixa de ser um pastor, assim como o versículo diz que o pastor deve ser um exemplo para igreja, assim devem os pais serem exemplos para os filhos.
Ser exemplo é ser modelo, de forma que os filhos olhem para o pai e digam: Eu quero ser um crente e pai pelo menos como meu pai. Eu acho lindo quando escuto alguém dizer que o pai foi um grande exemplo.
Infelizmente existem muitos pais crentes que não são exemplos para os filhos, nisso encontramos cristãos congregado, membros, auxiliares, diáconos, presbíteros e pastores. Vejamos algumas qualidades de um pai exemplar:
Ø  Honestos nos compromissos
Ser honesto nos compromissos, isso inclui o pagar a quem deve, porque existem algumas pessoas que, quando não eram cristãos, viviam uma vida de trambique ou de calote e ao aceitar a Jesus Cristo, não houve mudança, essa pessoa precisa se arrepender e entrar no caminho da honestidade. Como um pai poderá repreender um filho a respeito de calotes se ele mesmo não é honesto? Esse pai jamais será um exemplo bom. Um pai honesto, ele ensinará o filho a ser honesto também com seus compromissos, o filho não terá liberdade de cobrar do pai, quando lhe chamar atenção, porque ele é um exemplo. É bom salientar que quando falamos a respeito do nome está no SPC, no Serasa, é se isso ocorrer por trambique e não por motivo de doença ou desemprego.
Falar como homem cristão:
Se um pai falar decentemente a tendência é o filho seguir as mesmas pisadas, o pai deve educar e orientar o filho nessa área. Paulo escrevendo a Tito ele diz:
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe não tendo nenhum mal que dizer de nós (Tt 2.8 ARC).
O pai sendo um exemplo ele tem autoridade para repreender o filho quando falar. Como nossos filhos estão cercados de crianças mal educadas, por poucas coisas às vezes eles são contaminados, e é nessa hora que os pais devem agir, para que não permaneçam com os maus costumes. É bom salientar que, não são só palavras pornográficas que os pais devem falar, mas também os de maldições. Porque se um pai tem a língua afiada para amaldiçoar, os filhos também podem aprender o mesmo hábito.
Ø  Tratar bem a esposa 

Quando o marido trata bem a esposa, que é mãe de seus filhos, os filhos sentem-se agradecidos pelo pai exemplar que tem. Hora, se o pai é honesto nos negócios e da sua boca não saem palavras grosseiras, mas não trata bem a sua esposa, as duas virtudes anteriores caem por terra, porque esta é mais importante que a primeira e a segunda.
A bíblia diz: “Honrado seja o vosso matrimônio” (Hb 13.4. ARC).
Quando o esposo não trata bem a sua esposa, além de está pecando, ele está trazendo um péssimo exemplo para os filhos. Alguém jamais encontrará um pai perfeito, mas todos os pais cristãos devem ser um exemplo para os filhos.
Existem outras áreas que podemos abordar em que os pais devem ser um exemplo como: no trabalho, com vizinhos, não falar mal dos irmãos e etc.
Mas o que foi escrito foi o suficiente para nossa meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário