Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Inimigos Fatais do Casamento


Inimigos Fatais do Casamento



 
O objetivo de narramos tudo isso, foi para fortalecer o matrimônio. Sabemos que, na vida de uma pessoa há os altos e baixos, porém quando essa pessoa é casada, os altos e baixos aumentam.

Vejamos o que o apóstolo São Paulo disse:

Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos I Co 7.28.
Quando o apóstolo Paulo narrou esta passagem, ele expressava-se sobre os altos e baixos de um homem casado e de um solteiro, porque um homem solteiro, aquele que não é pai, jamais sofrerá uma traição conjugal, um filho morto ou envolvido com malefícios, a mulher lhe atribular com qualquer coisa, alimentação de modo geral para família, enfim, um homem solteiro não passará por esse processo, é por isso que o apóstolo Paulo falou relacionado aos solteiros dizendo: e eu quereria poupar-vos I Co7. 28 d. Mas poupai-vos de que? De tudo isso que citei e muito mais.
Mas, é muito difícil uma pessoa coma idade de casar viver solteira, principalmente os homens. Deus criou o homem para casa, mas que esses vivessem em união.

Existem vários inimigos em um casamento, porém abordamos cinco grandes inimigos ferozes, em um matrimônio.

A-    Ciúme e desconfiança.

Mas na verdade o que é o ciúme no casamento? É desconfiança e insegurança do cônjuge.
Ele tem destruído muitos lares, é preciso que essa pessoa ou casal sejam trabalhados para desfazer essa patologia.
Quando o ciúme se encontra avançado. Esse casamento será só de briga, e por fim separação ou coisa pior. Quando falei do ciúme patológico é porque o indivíduo, fica sempre formando maus pensamentos do cônjuge e com isso geram brigas e o amor se acaba e o fim a separação.

Vejamos alguns pontos com relação ao ciúme:

- O ciúme é um dos maiores inimigos do relacionamento.
- O ciúme é uma alto-insegurança do outro.
- O ciúme é uma alto-insegurança de si.
- O ciúme é provocador de brigas.
-O ciúme é uma porta larga para a separação.
-O ciúme quando se torna crônico pode levar à pessoa a enfermidade.
-O ciúme traz péssimo exemplo na vida conjugal.
-O ciúme pode levar ao homicídio e suicídio.
Está para existir um casal ciumento que viva uma vida decente no casamento. Existem aqueles que participam de reuniões, fazendo tratamento para ver se conseguem se libertar dessa ação patológica; alguns conseguem, porém outros não.
O número de famílias destruídas por causa dessa doença psicológica é alarmante.
Quando os cônjuges têm sobre si está deficiência, eles quando sai para algum lugar, o outro não pode olhar para os lados, porque se tiver uma pessoa do sexo oposto, um dos cônjuges começará interrogar dizendo que ele (a) está cobiçando ou paquerando alguém. Não é o ciúme que vai mudar a natureza do outro, porém vai trazer as brigas. E quando brigam vem os escândalos e o mau testemunho.
Essa ação carnal e egoísta não deve existir na vida de um casal, em especial os cristãos, por causa do evangelho de Cristo e também traz sobre o casamento ruínas.
A peste do ciúme é tão complicada, que às vezes um dos cônjuges levanta falso testemunho dizendo está havendo traição sem existir.Quem tem esse defeito não consegue ser feliz e também afeta seu cônjuge trazendo infelicidade no casamento.

Zelo e não ciúmes:

Quando o casal são amigos e confia um no outro, o ciúme não existirá o zelo é natural em um casamento.
O zelo é o cuidado de um para com o outro sem exagero, leva os cônjuges a vigiarem contra o ciúme, a desconfiança e algumas vezes o adultério.
Quando a esposa abre espaço para que os homens estejam em sua casa é um perigo para o falatório dos irmãos (cristãos) e vizinhos e em fim o terrível adultério.
Quando o esposo zela por sua esposa, ele jamais aceitará que irmãos (em Cristo) ou um amigo esteja sempre em sua casa (especialmente se ele não tiver em casa). Por falta de zelo pela esposa muitos caíram em adultério e muitas famílias foram destruídas.
Da mesma forma a mulher tem o direito de zelar pelo marido.
Qual a esposa que ama o marido e sempre que uma de suas amigas, quando vier lhe visitar, fica dando tapinha e olhando para o marido da mesma ou até quando ela não estiver em casa, essa amiga fica de papinho com seu marido? Claro que a esposa jamais aceitará esse procedimento. Se estiver acontecendo na sua casa procure seu esposo para conversar e veja um jeito para evitar essa pessoa na sua casa, da mesma forma o marido deve tomar essa posição.
Eu fui convidado para ir a um casamento juntamente com minha esposa, ao chegarmos ao local encontramos alguns convidados entre eles filmadores, fotógrafos e muitos outros, eu observei que um dos fotógrafos de vez enquanto olhava para minha esposa, não fiquei enciumado, mas disse a minha esposa que tinha um moço só olhando para ela. Ela ficou atenta e esperta não dando o mínimo valor os olhares estranhos (gloria Deus).
Quando falei que o ciúme às vezes leva ao homicídio e ao suicídio, essa palavra é verdadeira. O número de pessoas que mataram o seu cônjuge ou suicidaram-se não é tão pequeno.
Recentemente fui sabedor de dois casos de homicídio duplo por causa do ciúme, isso ocorreu na mesma semana.
Um jovem do corpo de Bombeiros alvejou, com alguns tiros, a queima roupa, a sua namorada e vendo-a morta, disparou contra sua própria vida que também veio a óbito. Isso ocorreu em uma passarela de pedestre, o ciúme levou-os a essa tragédia.
Na mesma semana ocorreu um fato quase semelhante, um moço tendo ciúmes da esposa disparou alguns tiros e achou que sua esposa estava morta se suicidou. Ambos foram socorridos para o hospital, a mulher ainda estava com vida, porém o marido morreu na hora apesar da tragédia a mulher escapou.
É bem verdade que isso acontece porque há traição, mas às vezes não é o esposo enciumado tira a vida da esposa.
A bíblia diz: Duro como a sepultura é o ciúme Ct 8.6.
O pecado é da natureza do homem, quando ele caiu no pecado desobedecendo a seu Criador, foi gerada no ser humano toda sorte de pecado e o ciúme não fica de fora. O diabo é o mentor principal desse veneno.
Quando um dos cônjuges expressa essa fraqueza, o diabo que é o destruidor se aproxima para destruir o casamento. O adversário procura sempre uma brecha para a destruição.

Comentando:

Se ele encontrar brecha para matar ele mata, se encontrar brecha para separação do casal ele os separa, se ele encontrar brechas para o espancamento ele espanca, tudo isso ocorre porque os seres humanos dão brechas.
A epidemia do ciúme é contagiante, porém além de afetar a pessoa que a traz, envolve outras pessoas, se fosse algo que passasse de pais para filhos o negócio seria mais sério, gloria a Deus porque não é assim.
Cada um de nós seja consciente que o ciúme é um terrível inimigo do matrimônio e que esse inimigo seja não só aprisionado mais destruído da vida de cada um de nós.

B – Dívidas financeiras:

Vivemos em um mundo cheio de desafio e se não fosse a misericórdia de Deus nós já tínhamos sidos destruídos. Ora, se é difícil vivermos nesse mundo tão tenebroso, quanto mais se atrairmos para nós problemas, que na maioria das vezes afeta a família.
A dívida é mais uns dos inimigos ferozes no matrimônio, e por causa dela muitas famílias foram destruídas. Quando a dívida vem por causa de uma enfermidade ou algo parecido é de se tolerar, mas se for por falta de prudência é complicado, se for por desonestidade o negócio se torna mais complexo.
Na maioria das vezes as dívidas começam sorrateiramente e quando o indivíduo vem perceber o buraco está enorme e irreversível. O fator principal para as dívidas é a má administração. Tudo que é mal administrado, a tendência é ter prejuízo.
Há muitos casamentos arrasados e destruídos por causa das dívidas.

Vejamos o que acontece por causa das dívidas:

Enfermidade:

Há pessoas que ficaram enfermas por causa de dívidas, e por causa delas ficaram estressadas e até mesmo com problemas mentais, nervosismo, trombose e com problemas cardíacos.

Foragido:

Existem aqueles que quando percebe que não tem solução para resolver o problema, ele toma a sua família e foge para outra cidade ou estado, com medo de represália.

Suicídio:

Isso não quer dizer que todas as pessoas que caem no buraco das dívidas, eles passaram por isso; mas se não estiver com seu psicológico preparado estará sujeito.
Muitas pessoas suicidam-se por que eram ricas e ficaram pobres financeiramente, e não suportaram as pressões dos credores, acabaram se suicidando.

Homicídio:

Assim como existem aqueles que tiram a sua própria vida, também existem aqueles que tiram a vida do seu semelhante por causa dela.
O devedor é pressionado por seu credor, ele não suportando as pressões e além das pressões as ameaças de morte; para não morrer ele mata seu credor. A dívida gerou o homicídio e homicídio gera prisões penitenciárias ou foragido, distante da família.
Alguns anos atrás eu sofri um acidente no trabalho, perdendo quatro dedos da mão direita. E decidi que não mais trabalharia na mesma profissão. Resolvi vender as máquinas. Quem as comprou não tinha crédito para comprar a matéria prima, como ele ia ficar trabalhando no meu estabelecimento, eu cedi o meu nome para ele ficar comprando, até o sexto mês, ele estava cumprindo regularmente o seu compromisso, porém, achando que estava lucrando muito dinheiro, começou a gastar a exceder as dívidas. Quando percebi já era tarde, ele estava devendo alguns mil em meu nome.
O credor (dono da matéria prima) me liga perguntando como ficaria aquela dívida; e disse mais: Se você não me pagar eu lhe mato.
Eu fiquei preocupado, porque não foi eu quem tinha comprado a matéria. O moço que tinha comprado à serraria, era o responsável, apenas eu tinha cedido meu nome. A preocupação não era só com as dívidas que me perturbava, mas também com a minha família. Mesmo sendo um cristão fiel ao Senhor, as malícias me eram constantes, mas eu estava sempre orando ao Senhor pedindo as suas misericórdias e graça para que eu pudesse suportar tudo aquilo. Meus parentes também se atribularam, a ponto de quererem tomar uma posição criminosa, mas eu pedi em nome do Senhor Jesus que jamais tomassem essa posição.
Deus me deu graças e criei coragem e fui aos pés das autoridades terrenas, das quais Deus constituiu para isso. Na primeira audiência nenhum dos autores veio, porém na segunda o devedor veio, mas o credor não.
O juiz perguntou-me qual seria o motivo da minha denúncia, então eu contei toda história:

“Esse moço fez o débito no meu nome, porém ele gastou além dos lucros e não pode pagar ao dono da matéria prima, só que o moço está me ameaçando é este o motivo da minha denúncia só que alguns dias antes dessa audiência, eu e o devedor e sua esposa, nós fomos até a loja do moço conversamos para entrarmos em um acordo depois de muita conversa entramos em um acordo, acordo este que foi passado tudo para o nome do devedor e também assinada as promissórias”.

Tudo isso eu falei para o juiz. O meritíssimo, ouvindo o meu esclarecimento disse-me que eu estava isento da dívida, porque não estava mais em meu nome, porém se as ameaças se repetissem eu deveria denunciá-lo ao delegado de polícia. Fim da questão eu tive que sair da minha casa e ir morar em outra cidade.
As dívidas fazem isso e muito mais, eu fiquei atribulado e perturbei minha família e parentes.
Querido leitor se você está passando período de dívidas não se desespere, mas busque a presença do Criador, que ele resolve o seu problema.
Deus é tão misericordioso que ele não olha para nossas falhas, porém olha para seu amor para conosco.
A questão da dívida não é de hoje, isso é muito antigo. A bíblia narra uma historia de uma certa viúva  e esta foi ter com o profeta de Deus, Eliseu:

" E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto” II  Rs 4.1,7.

Não se sabe como morreu o marido dessa mulher, mas sabemos que ele deixou sua esposa e seus dois filhos e uma grande dívida.
Um certo tempo após sua morte o credor aparece para cobrar a dívida, como sua esposa não tinha como pagar, o credor queria levar seus filhos como escravos para pagar o débito. Atribulada, vai pedir socorro aos pés do profeta Eliseu. Pela expressão da mulher, o falecido era servo do Senhor, o que tiramos dessa frase é que mesmo sendo servo do Senhor, nós estamos sujeitos a elas se não vigiarmos.
O profeta Eliseu perguntou o que ela tinha em casa, então ela disse: Eu só tenho um pouco de azeite em uma botija, disse o profeta então vai para casa pede vasos emprestados fecha a porta da tua casa e espera o milagre de Deus.
A mulher com os seus filhos fizeram tudo que o profeta mandou. Quando ela saiu o profeta buscou a presença do Senhor e Deus respondeu a sua oração e operou um milagre na vida da viúva. Ela pagou a dívida e ainda sobrou azeite para manter a sua família.
Nesse tempo a viúva ia perdendo seus filhos para o credor, mas a misericórdia de Deus chegou antes. Se fosse hoje ela não perderia seus filhos por causa das leis, mas o credor poderia ameaçá-la até que ela pagasse.
O que eu acho mais interessante é um irmão cristão comprar no nome do seu próximo e depois ter a ousadia de dizer que não vai pagar, por que não pode. Depois o moço que comprou apresenta-se luxando à custa do irmão. A bíblia nos exorta a perdoar o irmão que nos deve, porém o que usou o nome do próximo deve ser honesto e pagar a dívida que estar no nome de seu irmão. Devemos compreender que quando Jesus citou a parábola dos credores, ele deixou-nos esclarecidos que os devedores não tinham com que pagar Lc 7.41.
Mas se você comprou em alguma loja ou pediu dinheiro emprestado, e se pode pagar, não seja caloteiro, mas antes seja honesto porque dos tais Deus se agrada.
Querido irmão tenha muito cuidado em doar seu nome para alguém ou emprestar quaisquer coisa; por que isso é muito complicado. Poderíamos até falar mais alguma coisa sobre o assunto, porém o que escrevi achei que era o suficiente para nossa meditação, todo cuidado é pouco.

C – Parentes em um mesmo lar:

A bíblia diz: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma carne Gn 2.24.
Há inúmeras famílias em que os parentes contribuíram para separação ou destruição dos mesmos. Eu não posso generalizar em dizer que os tais familiares que vivem juntos é um fracasso. Mas tenho a liberdade em afirmar que os que vivem bem, esse número não passam de 2% ou menos %.
Quando falo de parentes no mesmo lar, eu não estou descartando o dever dos filhos cuidarem de seus pais quando chegam a velhice; não é isso, o assunto é bem diferente e no desenrolar das palavras você irá entender.
Quando a bíblia diz que o homem tem que deixar pai e mãe é por que quando um homem toma uma mulher para si, ele está constituindo uma família, então seus pais serão seus parentes mais chegados. Isso também inclui a moradia.
Quando um homem pensa em tomar uma mulher para si, ele deve também se possível antes de casar, pensar em um lar e não morar na casa dos pais, nem dos sogros, tem certas ocasiões que o melhor é morar de aluguel do que morar em casa entre parentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário